E a lua de Março… se bem começou, melhor acabou!

Depois das fortes emoções do inicio desta lua, onde cobramos um bonito macho e nos divertimos imenso,

Março 2011 - Javali macho com 65kg

recebemos nestes últimos dias de lua de Março um simpático grupo de arqueiros Finlandeses e Suecos. Não obstante a diferente lingua e cultura, a paixão pela caça superou qualquer barreira que pudesse existir.

Janne, Minna, Jorgen, Asko, Jorma e Manu.


Risto e Timo

Dizem os entendidos que esta foi a lua mais brilhante dos últimos 18 anos e como se pode verificar pela foto, apesar de ter sido tirada de noite, mais parecia de dia! Todos sabemos que com tanta lua os animais jogam á defensiva e não se mostram tanto. Fomos um pouco “vitimas” de tanta luz mas soubemos bem dar a volta ao assunto!

Depois dos necessários ensaios e preparativos, todos estamos prontos para mais uma jornada de caça.

Jorma e Carlos Cayuela

De entre os já habituais encontros imediatos com javalis, destacamos o que aconteceu á Minna! Já de noite, teve a sorte de ver entrar ao cevadouro dois javalis. Ainda armou o arco mas acabou por não disparar. Não muito tempo depois entrou novo animal que tambem se foi e finalmente um outro. Este último teria de ficar, mas ao apontar com o seu arco, bateu no palanque e lá se foi o javali…

Asko e Minna

O Timo teve os javalis a entrar no cevadouro, talvez a 10/15m mas estes acabaram por não se mostrar… a tal lua!

O Jorgen, que preparou com tanto “carinho” um local para fazer uma espera (limpou estevas, largou milho, mediu distancias…), chegou lá um pouco atrasado! Os javalis tinham acabado de visitar o cevadouro!

Jorgen

O Abel teve também que contar! Ao ouvir um grupo de javalis a subir o monte, segundo disse “a menos de 30m”, lembrou-se de os perseguir! Subiu meio monte sempre mantendo a distancia e pensando que os animais não o haviam detectado, parou e esperou. Após se aperceber que os javalis continuavam a subir, decidiu descer e voltar ao ponto de partida. Quando chega perto da sua cadeira, dá de caras com um “grande javali” que ali se encontrava já a mordiscar o milho! Claro que o javali voou! Chegou a casa com um sorriso de orelha-a-orelha.

Mas nem todos ficámos por apenas ver e ouvir os javalis… temos a história do Jorma (JJ para os amigos!)

Depois de efectuado o sorteio dos postos onde iriam fazer as espera, a JJ calhou um dos poucos locais onde apenas temos uma cadeira no solo. Disse que não se importava e cerca das 18h deixei-o no local.
Mais tarde descobrimos que preferiu uma azinheira á tal cadeira. Como levava uma faca consigo, cortou um tronco que lhe serviu de banco e lá se sentou em cima da árvore.
Pouco passaria das 20h quando lhe entra ao cevadouro um bom macho. JJ espera que ele comece a comer e dispara!

O javali não correu mais de 20m! Foi um tiro perfeito!

Jorma e um grande macho de 80kg (Março 2011)

Este foi o primeiro javali que o JJ cobrou com arco e claro que este facto teve de ser comemorado!

Jorma (Março 2011)

JJ e os dentes do seu Javali

E não foram só os dentes do javali que oferecemos ao JJ, foi tambem a sua pele. E que linda ficou depois de “passar pelas mãos” do Manu, que a trabalhou com enorme mestria, preparando-a para fazer um colete para o JJ. Ele prepara as peles de forma tradicional. Tem imenso trabalho ainda pela frente mas garante não usar qualquer produto quimico. Apenas água, sal e bastante trabalho.

Mas por estes dias não tivemos apenas histórias e emoções relacionadas com a caça. Fomos também assistir a uma tourada e comemoramos dois aniversários! O da Cristina e o Jane (Os videos podem ser vistos em https://zctazinheiravelha.wordpress.com/videos/outros-videos/

A boa disposição reinou nestes dias e algumas imagens ficarão para sempre na nossa memória. Encurtou-se a distancia entre estes nossos países tão diferentes em tantos aspectos. A começar no facto de por cá termos 25º e na Finlândia e Suécia estarem com -10º e com um metro de altura de neve, passando por uma língua que não se entende uma palavra (se não fosse o Inglês…) e terminando numa diferente forma de estar, bem mais calma, não viessem eles de uma zona do planeta onde as “energias” não podem ser desperdiçadas.

Uma vez mais vimos ser elogiados, quer o nosso trabalho de gestão da zona, quer a paisagem e a forma como foram recebidos: A liberdade na forma de caçar, o não ter horas nem obrigações de partir ou chegar, a comida que apesar de muito diferente da que comem nos seus países foi extremamente elogiada, a beleza do local, o número de animais que são vistos e ouvidos… e finalmente , claro está… modestias á parte… a nossa simpatia!

Brindámos á amizade com a promessa de voltar “assim que possivel!”

Podem ver fotos e videos deste grupo nas seguintes páginas:
https://zctazinheiravelha.wordpress.com/videos/zct-azinheira-velha/videos-2011/

https://zctazinheiravelha.wordpress.com/fotos/zct-azinheira-velha/cacadas/

https://zctazinheiravelha.wordpress.com/%c2%ab-hall-of-fame-%c2%bb/hall-of-fame-2011/

Aqui podem ver e fazer download de algumas das fotos

https://picasaweb.google.com/pauloduranferreirablog/2011FinlandiaESuecia?feat=directlink

E as habituais fotos das nossas cameras no campo em https://zctazinheiravelha.wordpress.com/fotos/zct-azinheira-velha/fotos-2011/

Até breve, Risto, Jorgen, Minna, Aski, Jane, Jorma, Manu, Timo e Carlos!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s