Encerrámos a lua de Agosto com muita adrenalina!

Com muita adrenalina e uma vez mais com fotos e videos muito bonitos!

Nestes que são os melhores testemunhos do que realmente se passa na ZCT, encontramos quase de tudo: javalis, raposas, texugos, coelhos e perdizes, entre outros!

No que á adrenalina diz respeito, assim o podem confirmar o Guanche, que nos fez uma visita por estes dias, o Abel que se ia estreando com a besta e eu próprio que tive de por a mão na boca para não me saltar o coração fora!

Guanche

Louva-a-deus

Foi uma noite louca! Perto de mim passaram uma série de javalis. Acabei por não os ver, mas isso não impediu que o meu coração disparasse para as 120rpm.

O Guanche teve javalis por duas vezes. Primeiro, no seu posto onde lhe passou um javali a 4 metros. Era um único animal que pisava forte, provavelmente um macho, mas não lhe deu oportunidade de disparar. O javali dirigiu-se para uma charca próxima.
No regresso a casa, o Guanche ouve um bidom a ser “atacado” e decide ir a esse cevadouro ver o que se passava!
Deparou-se com uma vara de javalis que se alimentava sofregamente. Depois de muito trabalho para conseguir chegar perto o suficiente para atirar, dois dos javalis brigam e um deles corre precisamente na sua direcção. O Guanche acaba por ser detectado e todos fugiram!

O Abel já há muito não demorava tanto tempo numa espera! Foram 5 horas com “javalis por todos os lados”!
Primeiro entraram 3 javalis a comer. Escolheu um e atirou… melhor sorte para a próxima! O tiro saiu um pouco alto.
Cerca de uma hora depois entram varios javalis “todos grandes”. Como já tinha atirado uma vez, esperou desta vez pelo tiro perfeito…
Mais tarde quase entrava um grande macho. Parou a cerca de 5 metros do cevadouro, ao abrigo das estevas. Bufou algumas vezes e saiu como entrou, bem devagar.

Voltando ás fotos e aos videos…

As charcas, que são frequentemente visitadas, apresentam sinais evidentes do que lá vão fazer os javalis. Os locais onde se esfregam no barro para se verem livres dos parasitas e as margens todas marcadas pelas suas patas quando estes se aproximam para beber água.

Para não variar, entre fotos e videos, temos testemunhos de todos os dias da semana, em todos os locais onde temos cameras na ZCT. Distinguem-se 3 varas de javalis e alguns machos que as perseguem. Numa das fêmeas é mesmo bem visivel que esta carrega já a próxima geração de javalis.

As fotos…

Os Videos…

este macho só mostrou a cabeça

Podem ver o álbum de Agosto completo em https://zctazinheiravelha.wordpress.com/fotos/zct-azinheira-velha/fotos-2011/

Até breve!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s